segunda-feira, 28 de setembro de 2009

la naturaleza y sus colores


O Rio Araranguá em SC, é um dos dois únicos rios do mundo no qual a água muda de cor entre o verde e o azul, este fenômeno da alternância entre duas cores é algo comparado ao que acontece no Rio Nilo, no Egito. Pouco antes de sua foz o rio acompanha paralelamente o mar separado apenas por uma duna, este fenômeno é temporário pois o homem já planeja mudar este seu trajeto construindo uma barra encurtando seu caminho com o mar.

Próximo a este cartão postal já está um outro espetacular ponto turístico e um pouco mais famoso e formoso, o Morro dos Conventos uma formação rochosa muito bonita para se admirar de baixo e também para subir e contemplar o farol da marinha e todo o visual que o morro nos oferece do balneário de Morro dos Conventos e tudo a sua volta. Estas belíssimas falésias permitem a prática de esportes radicais como rapel, escalada e vôo livre.

Se nosso planejamento permitir, teremos como passar por estes belos atrativos da natureza em breve.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

una atleta en la expedición

Aline, a alineeletrica, é a mais nova parceira para o gira por Uruguai. Ela é uma multiatleta e também uma cicloativista que mora na Grande Florianópolis.

Logo ela já estará participando de alguns pedais treinos e outros preparativos e já se sente contagiada com a sede pela aventura.

Acompanhe o bloge da alineeletrica

los ciclistas comparten aventuras

No feriado de setembro participei do 8º Encontro Nacional de Cicloturismo e Aventura. Neste maravilhoso evento eu tive a oportunidade de assistir a palestra de dois cicloturistas que tiveram uma ótima aventura no Uruguai, o Fes e o Warlei, ambos do Clube de Cicloturismo Brasileiro.

Segue um comentário resumido do Fes:
“Eu e meu amigo Warley fizemos uma viagem de bicicleta desde Buenos Aires até o Chuí percorrendo todo litoral do Uruguai. Viajamos entre dezembro de 2008 e Janeiro de 2009, 18 dias de pedal e 900Km pedalados. Não entramos para o interior do Uruguai, seguimos apenas pelo litoral e privilegiando as estradas secundárias. O relevo é predominantemente plano e só o vento é que influencia um pouco no pedal... O investimento na viagem ficou em torno de R$ 600,00 sem as passagens de ônibus para chegar até Buenos Aires e depois voltar para Bauru. Tudo sem muitos planejamentos e viajando ao sabor da vida de viajante. O Uruguai é um país muito preparado para o turismo e o povo é realmente bem latino, pois recebe muito bem os viajantes estrangeiros, ainda mais sendo brasileiros.
A viagem foi fantástica, repleta de vivências e aprendizados.
Visitamos lugares que recomendamos e muito para você e todos visitarem. Aliás recomendamos muito ir para o Uruguai!”

A palestra divertida serviu muito para injetar mais ânimo e conhecimento para a expedição.

domingo, 13 de setembro de 2009

una preparación tour


O tempo vai passando rápido e já teremos que nos preparar e planejar melhor nossa aventura. Em agosto estive em Floripa para um passeio com o nosso amigo Fábio, um treino leve e um momento de curtição, aproveitando para visitarmos o nosso amigo Pereira e o restante do pessoal do Caminhos do Sertão em sua nova casa na Lagoa da Conceição. Foi também um treino para nos habituarmos com o estilo simples de dormir, em sacos de dormir sobre isolantes térmicos. Foi um belo passeio e uma divertida festa com o pessoal do Caminhos.

Conversei com o nosso amigo José em Blumenau, ele está finalizando o seu TCC e já poderá se empenhar nos preparos e estudos deste projeto de aventura. Tem sugestões de rotas que podem alterar um pouco os planos com relação ao litoral de SC. Nada é certo ainda, muita coisa realmente pode mudar.

O Marcelo está deixando sua saúde nos trincks, e ainda tem que estudar seu calendário livre para a época da nossa expedição, devido aos problemas com a gripe A na área da educação, em Maringá o que afetará em seu trabalho.

Agora é momento de começar a afinar o planejamento.