terça-feira, 12 de janeiro de 2010

05 jan - La Paloma

Comentando então um pouco de Punta del Leste, é um balneário elitizado e movimentado e que nem chegamos a desbravar adequadamente, mas que nem nos atraiu muito quanto a região de Punta Ballena.

Ficamos no camping San Rafael, conforme os relatos estudados confirmamos que ele é realmente um camping muito organizado e que vale muito ficar nele por sua tranquilidade e sua estrutura. A noite anterior eu tive o prazer de ficar um longo tempo de conversa com o casal ciclista Rony e Clear, simpáticos e adeptos da bike para uso diário em Montevidéu onde vivem. São muito jovens, saúde espetacular e muita alegria o que me fez muito bem naquela noite.

Eles iriam nos acompanhar na manhã deste dia 5 por um percurso, mas tiveram que ficar pois estavam com visita no momento de nossa saída.


O sol retoma logo a dianteira mandando avisar que o céu é dele e o giro vai continuar...


Paramos em José Ingacio para conhecer esta punta e o farol e fazermos nossa primeira pausa do calor e uma refeição, é uma região charmosa e tranquila mas sem opções interessantes para hospedagens o que iria facilitar muito para diminuirmos a quilometragem até La Paloma.


Esta região é muito bonita por ter a possibilidade de observar a união da Laguna Garzon com o mar.

A travessia da Laguna é pela balsa e logo em seguida começa a estrada de terra e vários quilômetros sem apoio de bares ou postos de gasolina.


Para quem gosta de praias bonitas e tranquilas esta é uma região perfeita, além de ter a opção de escolher entre as águas da laguna ou do mar.


O caminho mais curto seria seguir até a Laguna de Rocha, mas não existe passagem até La Paloma, e então o jeito é se afastar do mar e contornar a Laguna passando por Rocha pegando a Ruta 9. Muita região bonita com pecuária e outras paisagens mas com quilômetros de estrada de terra e muitas subidas.


Em Rocha paramos para decidir se continuaríamos mais 22km até La Paloma, foi mais um momento de nervos aflorados, com todos os questionamentos e a insegurança com o cronograma. Decidi não tolerar mais palavras negativas e tomei a decisão de impor as opções sem cuidados com as palavras, o stress estava me abalando e com muita conversa com os amigos consegui colocar minha cabeça no lugar.

Estava entrando em uma neura e não conseguia raciocinar, nem consegui visualizar que estava tudo de acordo com o planejado, foi a Aline de cabeça fria que visualizou que estávamos dentro do planejado e nem seria necessário deixar o Fuerte Santa Teresa de lado, tínhamos até tempo para Cabo Polonio.

Decidimos então seguir até La Paloma.

2 comentários:

  1. Irmaos!! Una alegría escuchar cuentos de cicloviajes en Uruguay. Yo vivo en Montevideo y estoy empezando a hacer pequeños viajes en bici. El verano pasado hice la ruta Piriápolis - La Paloma y me resultó hermosa y desafiante (mucho viento en mis días). Me asombra que luego de la Laguna Garzón no siguieron hacia la Laguna de Rocha, es un lugar hermoso y en las bicis se puede cruzar... un verdadero paraíso natural y además una vez que la pasás estás muy cerca de La Paloma... Abrazos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei conhecer o Uruguai e sempre recomendo aos amigos da bicicleta. Pretendo voltar outras vezes.

      Tivemos sorte de só enfrentar vento forte no último dia ao chegar no Chui.

      Ao planejar a esta viagem, não conseguimos informações seguras de que teria como cruzar a Laguna de Rocha. Resolvemos não arriscar.

      Esta travessia é feita por embarcação?

      Abrazos!

      Excluir