terça-feira, 12 de janeiro de 2010

08 jan - Chuí



O parque de Santa Teresa possui diversos lugares para ficar, e acabamos escapando do local mais barulhento mas também podería ser mais isolado ainda. Mas o local estava perfeito, perto de tudo e ainda por podermos conhecer o Santiago e sua família.

Aproveitamos para acordar cedo e darmos um passeio por parte do parque, conhecer uma de suas praias e ir tomar café junto ao Fuerte que tem uma história muito interessante para se estudar, ele já foi cenário de disputas entre as coroas portuguesa e espanhola.


O gira praticamente terminou por aqui, ao pegarmos a Ruta em direção ao Chui pegamos o primeiro vento forte e contra. Já havíamos pego inicialmente um vento contra leve mas este foi o temor de toda a viagem, o meu pesadelo seria ter pego mais deste temido vento em mais momentos mas tivemos muita sorte.

Temia mais o vento do que a chuva e realmente ele é pior pois exige muito esforço e o pedal rende pouco. Pedalar com chuva foi uma delicia em Buenos Aires ao chegarmos e em La Paz.

Deixamos de lado neste último dia o Lago Negro, La Caronilla e Barra do Chuí pois já estávamos exaustos e o vento contra complicou um pouco. A saudade de casa também ajudou a tocarmos direto.


Chuy no Uruguai e Chuí no Brasil, duas cidades divididas por uma avenida e com pouco atrativo. Cidades pequenas e com muito tumulto sendo atrativas para sacoleiros e apenas nosso apoio para voltarmos para nossas casas. Pegamos o ônibus até Porto Alegre e la o Marcelo ficou para visitar a amiga Raquel. Eu e a Aline seguimos até Biguaçú chegando na tarde de sábado.

O Uruguai é fantástico, as pessoas são maravilhosas e existe opções para todos os gostos pela costa. A recomendação é tentar fugir do turismo nesta época tumultuada e para quem quer um pouco mais de conforto e não quer tanta aventura de viajar ao sabor de uma descoberta preciosa no decorrer do trajeto, o melhor é tornar o roteiro mais engessado e ter todas as garantias do que foi previsto inicialmente.

Tivemos o prazer de conhecer pessoas maravilhosas, até mesmo o encontro com o Ricardo em Buenos Aires, ele que inspirou em muito para este projeto. Os amigos Cristian e Huan que nos guiaram em terras portenhas e se mostraram muito prestativos. A coincidência de encontrarmos os amigos do Pereira em uma rua de Colonia e sabermos que estariam também em Montevidéu perto de nosso Hostel podendo compartilhar a festa da virada. O casal de australianos simpáticos que encontramos duas vezes pelo Uruguai. A Monique que mesmo escondida da Ruta o destino nos fez ir ao seu encontro e termos um momento muito agradável. O Gabriel amigo do Hugo de Blumenau e que também é designer, me e auxiliou em Montevidéu onde encontrei também o Anderson que trabalha para o meu amigo Eldon. Momentos encantadores no paraiso escondido em Ballena onde fomos acolhidos pelo Martin, super querido e atencioso e através dele conhecer a Carolina e a Ágo. O casal Rony e Clear com quem passei um final de tarde em uma ótima conversa em Punta. E o Santiago, parecia um anjo ao nos guiar quando ficamos perdidos na imensidão do Parque Santa Teresa.

Nosso agradecimento ao FES e o Warley do Clube de Cicloturismo Brasileiro que contribuíram com muitas informações durante o 8 Encontro Nacional de Clicluturismo e em contatos por e-mail, assim como outros aventureiros que indiretamente contribuíram através de seus relatos de viagens pelo Uruguai e que os links estão divulgados no menu ao lado. Também outros amigos que já passaram por la e foram nos auxiliando com preciosas dicas.



Agradeço muito pela parceria dos aventureiros Marcelo, Fabi, Pereira, Sandra e Aline. Sem a participação de todos o Gira não seria igual e cada um contribuiu muito em cada momento. Todos possuem conhecimentos importantes e a experiência compartilhada é que resultou em vários sucessos e surpresas na viagem e no planejamento de tudo.

Somos todos capazes de fazer nossos sonhos brilharem.
O pensamento positivo é o nosso farol sempre.

6 comentários:

  1. Adorei todo o descritivo da viagem... muito bom realmente. Não pude ir dessa vez apesar de ter mandado email antes, mas consegui marcar minhas férias em 05/04/2010 e farei o trecho de Punta del Este a Colonia del Sacramiento... no sentido contrário que vocês fizeram... joaozinhomenino@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Legal fugir desta época tumultuada João, talvez no tumulto da alta temporada a pesquisa do seu trabalho ficasse um pouco comprometida. Vou ficar curioso para ver como é San Carlos, não deu para passar por la, se tiver tempo pesquise um pouco de Carmelo que também deixei de fora e parece ser legal. Bons ventos!

    ResponderExcluir
  3. Galera ...
    Parabéns pela trip ...o uruguay é uma pais muito bacana de se pedalar .. Estivemos no mesmo dia em Montevideo, por uma coisa do destino não nos encontramos ... Gostaria de dizer que cada viajem de bicicleta que fazemos, sem dúvida é algo que nos torna pelo menos um pouquinho mais humano . Parabéns ai para todos..
    E quem sabe um dia agente não se cruze por ai ...
    aBraços a todos

    ResponderExcluir
  4. Sou uruguaio e adorei essa historia de fazer kilometros de estrada em bicicleta.,senti uma sana inveja e a viajem foi descrita com qualidade de escritora.Saludos.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo relato da viagem...estou indo fazer todo o litoral uruguaio no próximo dia 10, as dicas deste blog com certeza me ajudarão muito no caminho...
    Parabéns pelas pedaladas...
    abraço
    Juca Bala (RS)

    ResponderExcluir
  6. Inacreditável... mesmo depois de tanto tempo de nossas viagens pelo Uruguai (a sua em 12/2009 e a minha em 04/2010). Vira e volta, consulto seu blog para coletar informações de outras cidades do Uruguai. Gosto muito desse blog de verdade... e do Uruguai também... risos... fuiiii cicloabraços. Joaozinho

    ResponderExcluir