segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

31 dez - Montevideu

Véspera de ano novo e mais alguns quilômetros de Rota 1 pela frente tendo como destino a capital Montevideu.


Durante o Giro por Uruguai encontramos vários ciclistas pelas rotas, speederos, cicloturistas, trabalhadores, pessoas passeando e todos os tipos de usuários de duas rodas, a bike é realmente bem utilizada neste país.



Pouco antes de chegar em Montevideu ao atravessar o rio Santa Lucia, o pessoal seguiu pela ponte nova. Não havíamos combinado antes, deveria ter deixado bem claro que deveríamos desviar antes para a rota Viejo para podermos pegar a ponte de ferro Santiado Vazquez.

Tivemos que retornar na cabeceira da ponte nova pois não é permitida a passagem de bicicletas por la. Fui um pouco duro ao decidir que deveríamos voltar e passar pela ponte antiga, e a partir dali sai feito um doido chateado puxando a turma até o parque Prado.


No caminho até o centro fui percebendo que no estudo da rota eu não consegui identificar um subúrbio, e neste local o ideal seria andarmos mais juntos, mas como estava emburrado segui um pouco sozinho e sem me apavorar com algum possível risco. Nada demais aconteceu mas foi uma atitude pouco responsável para aquele momento. No final tudo deu certo e chegamos ao Parque Prado e praticamente já estávamos encaminhados para o centro.


Visitamos mais alguns pontos turisticos pelo caminho, conseguimos aproveitar bem o tempo e isso que me preocupava também, pois queríamos chegar cedo para nos preparar para a noite da virada do ano. O prédio moderno abaixo é da empresa de comunicações.


Pelo caminho ainda aproveitamos para outros pontos turísticos como o Palácio Legislativo.



Para encontrar o Hostel nos atrapalhamos um pouco, momentos antes havia deixado o roteiro de lado e la fomos seguindo orientações locais mas tivemos uma grande surpresa, uma tradição da juventude da cidade de se concentrarem em uma região central para jogar cidras, cervejas, água e tudo mais um nos outros antes do ano novo. E para nós isso não foi nada de legal, pois o nosso hotel fica de frente para esta concentração festiva. Tivemos que nos aventurar com as bikes e recebemos o “trote”, maior festa para eles e tivemos que entrar no clima na marra... Podemos dizer que participamos de uma tradição local.



No final conseguimos aguardar a festa se acalmar um pouco e conseguimos um espaço para passar. Fomos bem recebido no hostel e as boas vindas foram duas geladas Pilsem.

A hospedagem além de ser de cara para o agito da cidade, rua com muitos Pub’s , é vizinha do Teatro Solis e perto da Plaza de la Independencia.


A noite fomos comemorar a virada do ano na beira rio, o local estava bem vazio pois não é tradição deles ter festas populares e também os fogos só começam a ser vistos no momento da virada mesmo.

A nossa festa foi entre os aventureiros do Giro, o casal de amigos do Pereira que havíamos encontrado em Colonia del Sacramento e umas garotas gaúchas que estavam no Hostel. O vento estava forte e gelado e assim foi nossa virada com toque de alegria brasileira, cidras e as companheiras canequinhas de aluminio.

2 comentários:

  1. Olá Alessandro!
    Sou o Dudu Toledo e tb curto viajar de bike.
    Pretendo iniciar minha namorada numa mini-viagem de Montevideu à Colonia do Sacramento. Depois passaremos uns dias em Buenos Aires. Como ela é iniciante, gostaria de umas dicas. Dá para fazer em 3 dias? Onde dormiram? Não pretendo levar barraca, dá para ficar em pousadas mais simples? Devemos ir bem entre Natal e passar o reveillon por lá. Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dudu,
      fizemos de Colonia del Sacramento até Montevideu em 3 dias. Vocês saindo de Montevideu, da para procurar local para dormir em Libertad, la encontramos por acaso o La Casona de Juan - Parador Hosteria, não tenho contato para facilitar.
      Uma próxima para que recomendo é em Colonia Valdense, la eu tenho anotado uma pousada de campo para te recomendar - Centro Emmanuel - emmanuel@adinet.com.uy (055) 88990 - 34°21'7.70"S / 57°16'10.60"O
      Em Colônia del Sacramento existem muitas opções de hostel, mas fiquei em camping.
      Em Colonia del Sacramento aproveita para curtir o por de sol.

      Excluir